EsportesNotícias de Maricá

Maricá: Atletas do Tiro com Arco que competirão na Argentina são recebidos pelo prefeito

Sete atletas da equipe brasileira de Tiro com Arco que disputa o campeonato mundial de base na próxima semana em Rosario, na Argentina, foram recebidos pelo prefeito Fabiano Horta em seu gabinete na última sexta-feira (29/9), véspera do embarque.

Os arqueiros Jonathan Brasil, Lugui Barroso da Cruz (ambos de 19 anos), Ana Clara Dias Machado (de 18), Marcelo Costa Filho, Marcos Vinícius Porto (ambos de 17), Mateus Almeida (16) e Ana Luíza Caetano (de 14 anos) conversaram também com o secretário de Esportes, Filipe Bittencourt. Ambos desejaram boa sorte ao grupo e o prefeito quis saber detalhes sobre a rotina dos treinamentos na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO), em Itapeba.

“Vocês já estão de parabéns pela dedicação, e desde já são um orgulho para a cidade. Tomara que consigam pódios neste torneio para que nossos jovens vejam vocês como uma exemplo para eles”, disse Fabiano, que vestiu a camisa oficial da equipe e tirou fotos com os atletas. Os jovens competidores receberam também uma bandeira de Maricá para desfraldarem caso consigam subir ao pódio do torneio internacional.

Para os atletas, o incentivo é importante na busca pelos bons resultados. “No mundial de 2015, nos Estados Unidos, eu cheguei ao bronze e nosso colega Marcus Almeida ficou com o ouro”, contou Jonathan, referindo-se ao colega que disputou as Olimpíadas do Rio em 2016. Ele disse ainda que as chances de equipe são boas contra outros países. “Os asiáticos são os melhores do mundo, muito difícil competir com eles, mas vamos encarar”, garantiu.

A única do grupo que não é de Maricá é a paulista Ana Clara Machado, que mora em Campinas e passou os primeiros seis meses deste ano treinando na cidade. “Depois que vim para cá melhorei muito, principalmente minha postura. Acho que podemos ir muito bem nesse mundial”, avalia ela.

Em outro evento associado ao esporte uma delegação da Itália visitou Maricá está semana para conhecer as instalações do centro de treinamento em Itapeba, e disputou um torneio amistoso com a equipe brasileira. Os italianos também vão disputar o mundial de base da modalidade na cidade de Rosario, na Argentina. Na quinta-feira (28/9), o secretário de Esportes Filipe Bittencourt esteve no CT e afirmou que o projeto que descobriu talentos nos últimos anos vai voltar às escolas da rede municipal.

“O que queremos é que a iniciação volte a ser feita nas unidades escolares, como era nos primeiros anos. Vamos também ampliar a parceria com a CBTARCO e estamos tramitando a lei que reformula o programa ‘Bolsa Atleta’, para incentivar os talentos formados na cidade a buscar melhores resultados”, afirmou Filipe, que conversou com o diretor técnico da CBTARCO, Eros Fauni. “Fico feliz de ver a disposição do governo em manter essa parceria que deu certo. Todos se tornaram atletas de alto rendimento e ainda muito jovens. Dos que vão disputar esse mundial e o adulto no México, estão todos por volta dos 18 anos mas em condições de disputar títulos”, garante o diretor.

O grupo vindo da Europa endossou a fala de Eros Fauni e ressaltou o alto nível dos atletas brasileiros. Aos 17 anos, o arqueiro Simone Guerra é um dos destaques da equipe e disse que não gostaria de enfrentar a equipe durante o torneio na Argentina. “No geral os brasileiros são muito bons e seria difícil encará-los numa disputa. A estrutura do local aqui também é ótima, gostei muito”, afirmou o atleta.

Para o chefe da delegação italiana, o conselheiro Stefano Osele, a organização do centro de treinamento é exemplar. “Poucos lugares no mundo são tão organizados e com um espaço tão bons quanto este para treinar. Queremos voltar no ano que vem com mais tempo para aproveitar melhor”, projetou ele.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo