Notícias de Maricá

Maricá: Ações do Novembro Azul alertam homens para exames do câncer de próstata

O mês de novembro é dedicado ao combate ao câncer de próstata. Diante disso, a Prefeitura de Maricá, através da secretaria de Saúde, realiza nos postos de saúde do município uma campanha de conscientização e esclarecimento sobre a doença. O objetivo é alertar os homens, com idade a partir de 45 anos, quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo.

Além dos postos de saúde, durante todo o mês de novembro, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h, uma tenda com profissionais da secretaria de Saúde irá realizar atendimentos na Praça Conselheiro Macedo Soares, também conhecida como Praça do Turismo, no Centro, com teste de HGT (nível de glicose), aferimento de pressão arterial e marcação de consultas para a saúde do homem no Centro de Diagnostico e Tratamento.

De acordo com o técnico em enfermagem, Luiz Procópio, o homem de forma geral ainda é resistente quando o assunto é exame de próstata e a ação chamada “Saúde do Homem”, na Praça do Turismo, pretende justamente diminuir essa resistência. “Estamos aqui para orientar e tirar dúvidas sobre a saúde do homem de modo geral, mas com o foco na marcação de exames para o diagnóstico do câncer de próstata”, afirmou Luiz. “Aqui na tenda, além de encaminhar o homem para os exames necessários nós aproveitamos para aferir a pressão e medir o nível de glicemia”, completou.

O aposentado Sebastião de Freitas, de 75 anos, morador de Itaipuaçu, contou que estava passando pela Praça quando percebeu a presença da equipe. “Eu estava passando por aqui e resolvi ver minha pressão e testar a diabetes”, contou Sebastião. “E pelos exames está tudo muito bem”, comemorou o aposentado.

As amigas Sueli Passos e Mariana Aragão, de 60 e 69 anos, respectivamente, ambas moradoras de Itapeba, aprovaram a iniciativa. “Eu sempre utilizo esses serviços disponibilizados pela Prefeitura”, afirmou Sueli. “Esse tipo de ação aqui na praça deveria ser permanente. Principalmente, porque as pessoas em Maricá não tem poder aquisitivo para frequentar médico particular e realizar esses exames a qualquer momento”, analisou Mariana. “Eu mesma costumo aferir minha pressão em casa no meu aparelhinho, que não é tão eficiente quanto o que eu utilizei aqui”, comparou. “Agora vou trazer meu marido”, frisou.

Para o dia 24/11, considerado o Dia D do Novembro Azul, a secretaria preparou um grande evento, no qual, todos os programas da Saúde estarão reunidos. Entre eles, Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Estratégia e Família, Saúde da Mulher, Hanseníase e Vigilâncias. A ação terá início às 8h e será realizada também na Praça do Turismo, no Centro.

Veja abaixo o cronograma completo de ações do Novembro Azul por toda cidade:

Dia 13/11 ação no posto de Ponta Negra (início as 08h)

Dia 14/11 ação no posto de Cordeirinho (início as 08h)

Dia 16/11 ação no posto do Espraiado Guaratiba (início as 08h)

Dia 17/11 ação no posto de Ubatiba e Bairro da Amizade (início as 08h)

Dia 22/11 ação no posto Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura (inicio as 19h30min)

Dia 23/11 ação no posto Santa Rita e Recanto (início as 08h)

Dia 24/11 Dia D na Praça do Turismo, no Centro (início as 08h)

Dia 27/11 ação no posto do Retiro e Mumbuca (início as 08h)

Dia 28/11 ação nos postos de São José I e II (início as 08h)

Dia 30/11 ação em todos os postos de Inõa (inicio as 08h)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo