Início Notícias de Maricá Maricá: Prefeitura urbaniza orlas de lagoas e praias

Maricá: Prefeitura urbaniza orlas de lagoas e praias

Com a aproximação da época mais quente do ano, as obras em áreas balneárias de Maricá começaram a despontar na paisagem. A mais recente está em andamento na orla de Jaconé, onde homens e máquinas da Secretaria de Obras preparam o trecho de quatro quilômetros da Avenida Beira Mar, desde a área do futuro porto até a altura da Rua 57, onde fica o limite com a vizinha Saquarema.

No projeto está prevista a instalação de calçadas em ambos os lados da via, sendo que a que fica no lado da praia terá uma largura de 3 metros e um reforço de estrutura para conter possíveis ressacas do mar. Haverá ainda uma ciclovia, baias para pontos de ônibus, vagas de estacionamento e iluminação, além da acessibilidade, tendo o leito da avenida uma largura de 8 metros. A previsão de conclusão da obra é para o próximo ano.

Na outra extremidade do município, entre as inúmeras frentes de intervenção em Itaipuaçu (como a da orla com instalações semelhantes às de Jaconé), estão bem adiantadas as obras da nova passarela de pedestres sobre o Canal da Costa que está sendo construída no Recanto. No fim da semana passada, as peças pré-moldadas que compõem a nova passagem chegaram à margem do canal que fica próxima à praia. Ali e ao lado da igreja de Nossa Senhora Aparecida, as cabeceiras foram feitas com pedras e concreto.

De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, a área ao lado da igreja vai virar um espaço de convivência com nova iluminação, arborização e recuos para estacionamento, além de postes de luz fixados nos guarda-corpos da própria passarela, da mesma forma que foi feito na passagem da Rua 89, inaugurada em junho. O local não tinha uma travessia sobre o canal desde 2015, quando a antiga passagem construída por moradores foi derrubada depois de ruir parcialmente, ferindo cinco pessoas.

A região central de Maricá também está recebendo um novo espaço de convivência, já em fase final de acabamento, à beira da lagoa do Boqueirão. Uma das últimas etapas é o recapeamento da Avenida Prefeito Ivan Mundim, cuja pista passou a ter 10 metros de largura e ganhou recuo para estacionamento no trecho entre a ponte e a rotatória de Zacarias. O novo asfalto está sendo aplicado até este ponto. Em ambas as laterais da pista, as novas calçadas também recebem os últimos retoques após ganharem arborização, rampas de acessibilidade e faixas-guia para deficientes visuais.

Os passeios – cuja medida padrão será de cerca de 2 metros, mas pode chegar a 6 metros em outros trechos – terão ainda iluminação específica. Na nova orla da lagoa, a faixa de areia tem uma quadra de vôlei e estão sendo montadas palhoças (abrigos rústicos cobertos de palha) de madeira. Foi construída ainda uma encosta de grama com duas rampas de acesso, uma delas para a entrada de jet-skis no espelho d’água com quatro luminárias. Além disso, foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira. Próximo à ponte, foi feita uma contenção com pedras e cimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui