Breaking News
  • Prefeitura reinaugura Posto de Saúde de BambuíA Prefeitura de Maricá entregou à população nesta terça-feira (15/04) o Posto de Saúde de Bambuí, que foi totalmente reformado. A obra, que começou em janeiro desse ano e custou R$ 181,8 mil aos cofres [...]
  • Homem é morto na Restinga de MaricáUm homem foi encontrado morto por moradores do bairro de Zacarias na manhã desta quarta-feira (16) numa área da Restinga de Maricá. Segundo informações, uma Kombi branca teria entrado pela Rua [...]
  • Maricá: Mesmo com proibição, camelôs ocupam calçadasA Prefeitura Municipal de Maricá proibiu, a partir desta quarta-feira (16/04), a ocupação das calçadas nas principais ruas de Centro da cidade, como a Ribeiro de Almeida e no entorno [...]

Site do Jornal Maricá Info. As principais notícias de Maricá, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e região. O Jornal de Maricá.

Weather Report United States Of America, Ashburn
+13 C

Conheça Maricá

Conheça Maricá

Há pouco mais de 50 km do Rio de Janeiro, Maricá é um paraíso natural com todas as suas praias, lagoas, ilhas, cachoeiras e trilhas. São 46 quilômetros de praias, seis lagoas, canais e rios, cachoeiras, trilhas, serras e muita natureza. Maricá é um paraíso natural que vem ao longo dos anos perdendo a sua área verde e preservada, como a restinga de Maricá.

O oceano atlântico banha a cidade da Praia do Recando, em Itapuaçu à Praia de Jaconé, bairro que faz divisa com o município de Saquarema, na Região dos Lagos. Entre essas praias, estão a Praia de Itaipuaçu, Praia da Ponta do Francês, Restinga de Maricá, Praia da Barra de Maricá, Praia de Guaratiba, Praia de Cordeirinho e Praia de Ponta Negra. Nem todas são próprias para o banho pois são de mar aberto. As praias mais indicadas são a de Ponta Negra e do Recanto, onde as crianças podem se banhar ou no canal ou na praia em dias em que o mar não está de ressaca.

Quem prefere a água mais calma e parada, Maricá tem cinco lagoas; a Lagoa de Maricá, a Lagoa da Barra, a Lagoa de Guarapina, Lagoa do Padre, Lagoa de Jacaroá, Lagoa de Guarapina e Lagoa de Jaconé.

A Lagoa de Maricá banha os bairros de Zacarias, Boqueirão, Araçatiba, Itapeba, Parque Nanci e São José do Imbassaí e é muito frequentava por que passa pela cidade e por moradores da região.

A Lagoa da Barra de Maricá é uma das mais frequentadas, onde os banhistas aproveitam sempre um dia de sol forte na Rua 13, próximo ao DPO e a quadra do bairro.

A Lagoa do Padre é uma homenagem feita pela Câmara Municipal de Maricá ao padre Cláudio Medeiros Franco e fica no bairro de Guaratiba.

A Lagoa de Guarapina banha os bairros de Ponta Negra, Bambuí e Cordeirinho e entre os bairros de Bambuí e Cordeirinho, é muito comum a pesca e banho.

[divide style="2"]Praias

Praia de Itaipuaçu. Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30m, com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante (mata atlântica e mirante), Serra da Tiririca, Pedra de Itaocaia, além de grande número de construções.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho, apesar de ser funda.

Praia da Barra de Maricá. Situada entre as Praias de Itaipuaçu e Guaratiba, tem extensão de 9 Km e largura entre 15 e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga.
Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Entorno composto pela restinga, Lagoa de Maricá (Bairro de Zacarias, onde se localiza a vila de pescadores), por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas.

Praia de Guaratiba. Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras.
Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf.

Praia de Cordeirinho. Entre as Praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5 Km de extensão e largura entre 15 e 20m.
Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras.
Na paisagem circundante se destacam a vegetação e restinga e a Lagoa do Padre.
É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

Praia de Ponta Negra. Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m.
Águas frias e transparentes, com areias claras.
Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano.
Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf .

Praia de Jaconé. Entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras.
Localiza-se nos limites com a Restinga de Saquarema, a Lagoa de Jaconé. Contornada pela serra de Jaconé e por loteamento de veraneio na área da restinga.[divide style="2"]

Ilhas Maricás

Vista completa da Ilha Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

As Ilhas Maricás é um complexo de cinco ilhas no oceano atlântico no bairro de Itaipuaçu, em Maricá. O acesso se dá pela Rua 70 onde saem os barcos. Há duas praias na Ilha, mas apenas uma dá acesso para a principal ilha do arquipélago, a que abriga o farol.

Com cerca de 4,5km de extensão, a Ilha possui uma vegetação de árvores baixas e poucos árvores frutíferas – a mais comum é a pitanga – e abriga dezenas de espécies de animas, principalmente pássaros e insetos. Cercada de rochas, a ilha é um verdadeiro paraíso para que quer paz e sossego. Muito utilizada como refúgio dos pescadores da região, o local foi se tornando atrativo para a visitação por suas incríveis paisagens.

A trilha até o farol é o principal destino de quem chega a ilha com o intuito de explorá-la. O caminho é simples, chegando pela ‘praia da capelinha’, onde os barcos deixam os visitantes, é só seguir pela direita. A paisagem é linda, a ilha possui uma fenda que praticamente dividem a ilha em duas. No final da trilha, o caminho é entre árvores pequenas e por fim o farol, ponto mais alto da ilha.

A Ilha Maricá, um dos lugares mais lindos da cidade, o único acesso se dá pela ‘praia da capelinha’ como é conhecida pelos pescadores.

Na alta temporada é comum encontrar barracas de ‘camping’ e dezenas de pessoas na ilha, que além de suas lindas paisagens possui diversas espécies de peixe como; Peixe -Espada, olho-de-cão, entre outros.

PUBLICIDADE

PATROCINADORES