Breaking News

Site do Jornal Maricá Info. As principais notícias de Maricá, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo e região. O Jornal de Maricá.

Weather Report United States Of America, Ashburn
+6 C

História de Maricá

História de Maricá

Seu povoamento iniciou em 8 de Janeiro de 1574, com a doação de sesmaria, na faixa do litoral compreendido entre Itaipuaçu e a lagoa de Maricá.

Local onde surgiu a cidade de Maricá, em frente às Ilhas Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info) Local onde surgiu a cidade de Maricá, em frente às Ilhas Maricá. (Foto: João Henrique | Maricá Info)

Em 1584, o Padre José de Anchieta chegou às margens da Lagoa, onde se realizou a célebre pesca milagrosa – ali encontrou diversos núcleos de povoamento em plena atividade, destacando-se as sesmarias de Antônio Mariz, na região de São José de Imbassaí, e a de Manoel Teixeira, localizada junto à Lagoa.

A colonização teve seu maior desenvolvimento em ‘São José do Imbassahi’, circundando a lagoa, onde se localizava a Fazenda de São Bento, da ordem dos beneditinos do Rio de Janeiro, que era uma das maiores criadoras de gado e fornecedoras de carne da Capitania. A capela de ‘São José do Imbassaí’ foi construída em 1675, com arquitetura de valor histórico e ambiental de estilo jesuítico.

Foi erguida a Capela de Nossa Senhora do Amparo em 1788 e o povoado cresceu.

Em 1814, formou-se a Vila de Santa Maria de Maricá que, posteriormente, perdeu sua autonomia e foi anexada a Niterói.
Em 1833 readquiriu sua autonomia. Em 1887 a EFM (Estrada Férrea Maricá) proporcionou um grande crescimento, elevando Maricá à categoria de Cidade em 1889.

Em 1889 era inaugurado o trecho que ligara até Itapeba e posteriormente até Manoel Ribeiro. Através do Governo Federal tal projeto foi prolongado até Cabo Frio, e fazendo-se o entrosamento com a Central do Brasil.

Estação Ferroviária de Manuel Ribeiro (Maricá), de pé até hoje, abriga moradores da região apesar de estar escrito Cooperativa. Estação Ferroviária de Manuel Ribeiro (Maricá), de pé até hoje, abriga moradores da região apesar de estar escrito Cooperativa.

Naquela época, o trem já era um dos meios de transportes mais utilizados, principalmente pela comunidade de baixa renda. Através dele, os pescadores levavam seus peixes para vender nos mercados de Niterói e São Gonçalo, desta forma o município também escoava sua produção de banana. Pesca A pesca sempre despontou em Maricá, não só como fonte de sustento local, como fonte de exportação. As dificuldades de escoamento, tão grandes eram as distâncias e tão difícil a locomoção que obrigavam os comerciantes a salgar o peixe a fim de transportá-lo. A exportação para Niterói e para o Rio de Janeiro era demorada.

A implantação da rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106,
propiciou grande desenvolvimento da indústria da construção civil para residências de veraneio, equipamentos turísticos e a construção de indústrias e comércios. Hoje, a cidade de Maricá é uma das que mais recebem royalties do petróleo no estado do Rio de Janeiro.

Em 2014, Maricá completa 200 anos de história. De grande produtora de carne e pesca para a capitania à cidade turística e inexplorada.

Autoridades chegando em Maricá para visita, através da EFM (Estrada Férrea Maricá) Autoridades chegando em Maricá para visita, através da EFM (Estrada Férrea Maricá)

PUBLICIDADE

PATROCINADORES

________ ________ ________ ________ ________ ________

Maricá: Secretário de Segurança comenta ações da prefeitura no combate à criminalidade, confira: