CulturaMaricá 200 anosMaricá e sua História

Casa de Cultura de Maricá já abrigou cadeia pública

Localizada na principal praça de Maricá, a Casa de Cultura funciona num antigo prédio de 1841 e conta a história da cidade através do Museu Histórico de Maricá.

A antiga construção foi tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico em 1985 e preserva o estilo neoclássico. Muitos não sabem que o atual prédio da Casa da Cultura já abrigou uma Cadeia Pública e a Casa de Câmara, onde se reuniam os vereadores. Também já foi sede da Prefeitura Municipal e uma agência do Banco do Brasil.

As celas da Cadeia Pública ficavam no térreo, onde hoje ainda podem-se ver as grades em cor verde, reforçadas por fora. A edificação bem proporcionada segue os padrões das construções de Cadeias Públicas do século XIX. Sua construção foi iniciada no ano de 1836 e só terminou cinco anos depois, em 1841, a partir do projeto de autoria do engenheiro Júlio Frederico Koëler.

Objetos das fazendas históricas de Maricá também estão no Museu Histórico na Casa de Cultura.
Objetos das fazendas históricas de Maricá também compunham o Museu Histórico na Casa de Cultura.

Hoje em dia a construção abriga a Casa de Cultura e o Museu Histórico de Maricá. O local está aberto das 9h às 17h de terça a domingo (exceto dias em que há eventos) e a entrada é franca. No Museu Histórico de Maricá é possível conhecer objetos antigos, como o primeiro telefone da cidade, a primeira TV e materiais utilizados nas fazendas históricas do município, além de receber exposições temporárias sobre personalidades da cidade.

Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro de Maricá. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo