Notícias de Maricá

Maricá sediará o primeiro torneio de games intercolegial do mundo

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR realizará o primeiro torneio intercolegial de games para todos os alunos como parte do “Cluster de Games Maricá”.

A CODEMAR realizará, pela primeira vez na cidade, o Torneio IntercolegialU de Games Maricá-RJ. O torneio visa usar os melhores benefícios dos jogos eletrônicos (games) para, através de uma competição amigável, desconstruir preconceitos e legitimar os games na área educacional, além de identificar e promover talentos.

Victor Prado, game designer e fundador da For Games, acredita que a proposta do torneio contribuirá de maneira efetiva e inovadora para o progresso de Maricá: “o torneio tem um peso maior em questões de desenvolvimento econômico, através da formação de usuários críticos. É a primeira vez no Brasil e América Latina que uma cidade abraça games como ferramenta educacional e social. Isso representa um marco na história, não só de Maricá, mas do Estado do Rio de Janeiro, já que os jogos são porta de entrada para as chamadas profissões 3.0 e 4.0 e Maricá terá o maior polo tecnológico aberto do Estado. Com a legitimação dos games nas escolas, estamos falando de uma ruptura cultural, derrubando o preconceito acerca dos games como ferramenta educacional e como possibilidade de carreira”.

De acordo com o Superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, o torneio intercolegial de games é uma das ações vinculadas a uma política de desenvolvimento da CODEMAR, juntamente com a Prefeitura Municipal de Maricá: “o torneio é a grande ação que promove e massifica essa política pública de inclusão, dando acesso aos alunos da cidade uma indústria gigantesca. Esse será o primeiro torneio que o município realizará. Existe muito preconceito contra os games, muitos acreditam que a área de games é apenas brincadeira, entretanto, é uma coisa muito séria, pois mediante ao investimento de jogos surgem tecnologias para a área de saúde, segurança, audiovisual, indústria de óleo e gás. A gente desenvolveu essas políticas públicas a partir de recomendações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) e de profissionais de mercado”.

Segundo a Secretária de Educação, Adriana da Costa, o Torneio de games é um casamento perfeito entre o Plano de Governo Municipal e a CODEMAR: “o torneio já vem de um trabalho que está sendo desenvolvido pela CODEMAR em parceria com a Secretaria de Educação nas nossas escolas do sexto ao nono ano e que a gente pretende, com isso, fazer Maricá a cidade do conhecimento, sendo desenvolvido pelos estudantes da cidade. Nessa perspectiva tecnológica, já passamos a etapa com o professor mostrando que é possível trabalhar em sala de aula com “gameficação”, agora chegou a vez de fazer esse torneio que vai envolver toda a comunidade escolar. Através dos jogos o aluno pode ser o profissional do futuro. Esse trabalho tem a missão de fazer com que toda a população seja atingida em relação ao Parque Tecnológico, por meio da tecnologia de ponta que a gente pretende apresentar aos estudantes e a gente tem o passaporte do futuro que vamos trabalhar integrado com tudo isso”.

Uma das grandes novidades para a cidade, diante dessa iniciativa da CODEMAR, será a construção de um pólo de games em Maricá, o E-Base. Um espaço físico no qual os profissionais poderão se desenvolver, trocar habilidades e conseguir fazer com que a cidade seja um atrativo desenvolvedor dessa tecnologia. Assim, implantando esse mercado na cidade junto a juventude local.

Neste sentido, a realização do torneio de games será anual, de forma intercolegial e visará favorecer o desenvolvimento do ambiente educacional necessário à formação de talentos importantes para a prosperidade do arranjo produtivo local (APL) de jogos eletrônicos, suas indústrias, serviços correlatos e toda cadeia produtiva da economia do terceiro milênio. Os duelos acontecerão em um dia de semana, sendo escolhidas quatro equipes de quatro alunos para a disputa no dia seguinte, no sistema mata-mata, uma final em local aberto; sendo importante a participação de familiares, membros da comunidade escolar e torcidas organizadas que valerão como forma de pontuação.

As escolas receberão diversas oficinas de desenvolvimento de jogos, Game Jams (criação de jogos), e conversa com profissionais da área. Haverá brindes para as escolas e todos os integrantes receberão Certificados de Participação. A idade mínima requisitante será de onze anos. O torneio tem previsão de iniciar no dia 13 de junho e toda e qualquer instituição de ensino poderá participar, seja da esfera pública ou privada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo