Início Notícias Horário de verão terminando, saiba mais sobre o horário

Horário de verão terminando, saiba mais sobre o horário


Depois de quatro meses, o horário de Verão brasileiro termina neste domingo ás 24:00 e você deve atrasar o seu relógio em 1 hora caso more na Região Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil.

Daí você se pergunta: – Para que serve o horário de verão?

O Horário de Verão consiste no adiantamento dos relógios para promover economia de energia elétrica com o aproveitamento da luz natural dos dias mais longos das estações de verão/primavera; nas estações de outono/inverno os relógios são atrasados, retornando assim ao horário habitual.

O horário de verão é utilizado por cerca de 30 países. No Brasil, os relógios são adiantados ou atrasados em 1 hora, mas isto varia de país para país.

Foi Benjamin Franklin, em 1784, quem teve a idéia de implantar o horário de verão para economizar velas. Mas a proposta só foi encarada seriamente durante a I Guerra Mundial, sendo adotada também pela Inglaterra e Alemanha. Na II Guerra Mundial, a Inglaterra adotou o sistema novamente, adiantando os relógios em 2 horas. A partir daí, outros países adotaram o horário de verão e continuaram a utilizá-lo mesmo após a guerra.

Nos Estados Unidos, o horário de verão começa no primeiro domingo de abril e termina no último domingo de outubro. Na Inglaterra começa 1 semana antes do que nos Estados Unidos. Em outros países europeus termina na última semana de setembro. No Brasil, o horário de verão começa no início de outubro e termina em meados de fevereiro.

Não esqueça de atrasar os seus relógios em 1 hora, lembrando que algumas operadoras de celulares trocam automaticamente o horário de seu aparelho celular, caso contrário, atrase-os.

Clique aqui e saiba mais sobre o horário de verão e o que ele pode causar na sua vida

[foto: depositonaweb.com.br]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite seu comentário!
    Favor colocar seu nome aqui