Trilhas de Maricá – Pedra do Elefante

Trilhas de Maricá – Pedra do Elefante

Uma das mais trilhas mais visitadas de Maricá fica na divisa com a cidade de Niterói. A Pedra do Elefante desafia aventureiros e possui o seu percurso marcado por intensa mata atlântica, com a visita de animais silvestres, como o Mico-leão-da-cara-preta; Tucano-do-bico-preto; Tamanduá-mirim; Gavião-da-cauda-branca; entre outros.

A trilha tem cerca de 2 km de extensão e fica localizada no Parque Estadual da Serra da Tiririca, com aproximadamente 1h40m de duração, dependendo do ritmo do grupo, com trechos de caminhada de nível moderado e ‘escalaminhada’ na parte final.

A trilha começa do alto do mirante, na Estrada da Serrinha (RJ-102) indo em direção ao Recanto de Itaipuaçu e é bem definida, possuindo algumas placas de sinalização e de informações turísticas. Há também alguns pontos de descanso, onde é possível observar lindas paisagens como a praia de Itacoatiara, o Morro do Telégrafo, o Costão e grande parte da cidade de Niterói. A trilha segue bem definida e em um determinado momento há uma bifurcação, onde deve-se seguir pela esquerda (para quem vem do Mirante) e pela direita (para quem vem por Niterói).

A parte final exige um esforço maior, já que é necessário usar os pés e as mãos para subir. Não se assuste com a parede de pedra, ela pode ser escalada tranquilamente, então, vá calçado com tênis e de preferência, chegue cedo durante o Verão, já que o forte calor faz as pedras esquentarem, o que pode causar queimaduras. É recomendado também o uso de protetor solar, que o aventureiro leve muita água e comidas leves, como sanduíches naturais e yogurte.

Do alto da Pedra do Elefante, local conhecido por Alto Mourão, pode-se observar uma espetacular paisagem formada pela extensão da Serra da Tiririca, Praia de Itaipuaçu, Ilhas Maricás, podendo observar também, até a Lagoa de Maricá e a Serra do Mato Grosso em dias de boa visibilidade.

Confira também:

Informações:

Como chegar?

Vindo pela RJ-106, seguir pela Estrada de Itaipuaçu até o Barroco, onde há um DPO da PM. De lá, seguir até o Recanto de Itaipuaçu e depois pegar a Serrinha em direção a Niterói. (Lat 22º 58 18.79 S / Lon 43º 1 16.04 W)

[list icon=”fa-icon-thumbs-up” ]Tipo: Montanha / Morro / Rocha,Localização: Maricá e Niterói (RJ),Atividades: Caminhadas e Escaladas,Altitude: 412 metros (Alto Mourão – Pedra do Elefante),Época do ano: Verão, Primavera, Outono e Inverno,Visitação: Aberto todos os dias das 8h às 18h (Horário de Verão).[/list]

Vista do Mirante da Serra da Tiririca. Trilha começa a pouco mais de 10 metros do local. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Vista do Mirante da Serra da Tiririca. Trilha começa a pouco mais de 10 metros do local. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Trilha tem duração de aproximadamente 1h30 dependendo do ritmo da caminhada. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Trilha tem duração de aproximadamente 1h30 dependendo do ritmo da caminhada. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Começo da 'escalaminhada' exige o uso de pés e mãos para transpor obstáculos. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Começo da ‘escalaminhada’ exige o uso de pés e mãos para transpor obstáculos. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Vista da Pedra do Elefante para a Praia de Itaipuaçu. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Vista da Pedra do Elefante para a Praia de Itaipuaçu. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Descida da 'escalaminhada' exige mais atenção e cuidados. (foto: Emerson Vasconcelos)
Descida da ‘escalaminhada’ exige mais atenção e cuidados. (foto: Emerson Vasconcelos)
Um mico-leão-de-cara-dourada apareceu para a nossa equipe de reportagem na trilha para a Pedra do Elefante. (foto: João Henrique / Maricá Info)
Um mico-leão-de-cara-dourada apareceu para a nossa equipe de reportagem na trilha para a Pedra do Elefante. (foto: João Henrique / Maricá Info

 Confira o vídeo:

Segurança MaricáMaria da Praça Marica