Notícias de Maricá

Cine Henfil exibe mostra de fotógrafos maricaenses

Dezesseis alunos de um curso de fotografia receberam seus certificado de fotógrafos profissionais em evento realizado sábado (17/09), no Cinema Público Municipal Henfil. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, gestora do equipamento. Como atestado de aprendizado e desempenho os formandos inauguraram mostra fotográfica com 34 fotos dentro do tema: “Olhares pela cidade – percepções do dia­a­dia”.

A exposição ficará em cartaz no local até o dia 01/10. O curso, com um período de 12 meses e carga horária de 112 horas­aula, foi ministrado pelo professor Ivson Gomes, e constou de três módulos: conhecimento e manejo da câmera fotográfica (10 semanas); flash, composição, edição de imagens e técnicas fotográficas (segundo módulo); direitos autorais, documentação e trato comercial (tabelas de preço, contratos). “Fotografia é técnica mas também poesia traduzida em imagem, e o seu produto revela o olhar criativo do autor, no caso, o fotógrafo. A assinatura da foto é como uma impressão digital” , analisou Ivson. “Além de desenvolver a técnica, o fotógrafo deve trabalhar seu próprio estilo, com paixão. (Henri) Cartier­Bresson ensinou que não se deve deixar a técnica se sobrepor à emoção”, comentou Ivson, referindo­-se a aquele que é considerado um dos maiores profissionais de fotografia de todos os tempos.

A estudante Clara Guedes, 17 anos, moradora do Boqueirão, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Elisiário Matta, disse que aprendeu bastante com o curso. “Gostei principalmente das aulas práticas de campo”, adiantou. Matheus Inácio, 20 anos, morador do Centro, adiantou que já praticava fotografia. “O curso orienta e desenvolve técnicas fotográficas”, acrescentou. “O curso aprimora conhecimentos”, acrescentou Kênia Terra, 29 anos, que fotografa há cinco anos. A professora aposentada Margareth Alves, 53 anos, moradora no Centro, também pratica a fotografia, mas há três anos. “Faço caminhada e circuito de trilhas, pois gosto muito da natureza. Procurei o curso para desenvolver fotografia de paisagens e animais. Hoje faço foto de outros segmentos também”, comentou. O casal Caio e Maria Alzira Azevedo, estavam orgulhosos da filha Ana Clícia. “Já temos uma fotógrafa profissional na família para registrar nossas excursões”, disse Caio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo