Início Notícias de Maricá Futuro Parque Tecnológico de Maricá poderá ter Zona de Processamento de Exportação...

Futuro Parque Tecnológico de Maricá poderá ter Zona de Processamento de Exportação para atrair empresas

A organização para implantação do Parque Tecnológico de Maricá (PQTec) está cada vez mais ativa. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Secretaria de Desenvolvimento intensificaram as buscas de atrativos para que mais empresas se interessem no projeto e se instalem no futuro PQTec de Maricá. Nessa semana, o presidente da Codemar, José Orlando Dias, e o Secretário, Alan Novais, participaram de uma apresentação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado do Ceará, em Fortaleza/CE.

A ZPE – Zona de Processamento de Exportação, classificada como zona econômica especial – é uma área industrial de livre comércio, especialmente destinada à instalação de empresas preponderantemente exportadoras, para as quais são disponibilizados regimes fiscal, administrativo e cambial diferenciados, com significativos reflexos na rentabilidade.

“Estamos tratando de uma montagem de uma ZPE dentro da área do parque tecnológico para atrair e facilitar que os produtos desenvolvidos dentro do PQTEc possam ter benefícios fiscais no caso de exportação. É mais uma medida que estamos tomando para incentivar que as empresas que virão para Maricá possam se beneficiar destes benefícios. Isso, para que elas não só fabriquem produtos para o mercado interno, mas também para outros países”, afirma José Orlando.

A lei federal 11.508 de 2007 disciplinou o regime de ZPE’s no Brasil. Com uma área de ZPE as empresas podem se beneficiar de regime fiscal diferenciado de IPI e COFINS e também do Imposto de Importação. No âmbito estadual, pode obter isenção de ICMS incidente nos bens e mercadorias para utilização em processo de industrialização e na prestação de serviço, além da possível redução do ISS cobrado pelo município.

“Estamos buscando meios para atrair investimentos, gerar empregos, promover a transferência e difusão tecnológica, promovendo o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. O Parque Tecnológico será um grande polo de tecnologia e conhecimento que vai transformar Maricá”, assegura Alan Novais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui